O Guia de Marketing Digital em 2019 para sua empresa ter sucesso

Descubra como fortalecer sua presença online através das 3 maiores tendências do marketing digital para 2019

Mais um ano está batendo à porta e com ele chegam várias novidades.

A necessidade das empresas de estarem conectadas e antenadas nas novas tendências é crucial para poder diferenciar e qualificar os diversos tipos de negócio do mercado.

Hoje já podemos dizer que “o futuro nunca esteve tão presente”.

Parece estranho, mas a velocidade da inovação e das mudanças é tão grande atualmente que esta frase faz todo sentido (além do tempo parecer que está literalmente voando!).

Levando isto em conta, o planejamento estratégico da sua empresa, seja ela nova ou não, deve sempre considerar as principais tendências do ano corrente e do próximo, assim que possível.

O ano de 2018 foi considerado pelo Google como “o ano dos vídeos”.

Os conteúdos foram oferecidos cada vez menos em formato de E-book, ou qualquer tipo de PDF; e os vídeos, as vídeo-aulas, os webinários e as lives ganharam cada vez mais espaço.

Em 2019, a capacidade de adaptação das empresas será testada como nunca.

Se você continua fazendo o que sempre fez em sua empresa, talvez seja hora de reconsiderar algumas etapas importantes.

Afinal, você se considera preparado para encarar os novos desafios que virão?

Confira as tendências de Marketing Digital para 2019

Em primeiro lugar, não podemos deixar de mencionar que o ano de 2019, assim como 2018, será regido pela inovação.

Especialistas como Bruno Pinheiro afirmam: “Sabe aquela empresa líder de mercado há anos, ela vai quebrar em breve se não inovar pelo menos a cada 2 anos, pois será engolida pelas novas empresas”.

Desta vez o foco estará no atendimento ao cliente, na famosa “experiência do usuário”.

Veja as dicas para a sua empresa se destacar dos concorrentes:

Automatização do Atendimento já

Se você vende produtos ou serviços na internet, a agilidade é a bola da vez.

O usuário não quer e não gosta de esperar.

Invista num bom SAC.

Se você tem site e redes sociais, tenha uma equipe de SAC, Serviço de Atendimento ao Cliente, trabalhando por conta disso.

Se preferir otimizar esta tarefa, contrate um serviço de chatbot que possibilite “filtrar” as necessidades do cliente antes de uma pessoa atendê-lo.

Desta forma você economiza tempo e agiliza o trabalho do atendente.

Existem diversos softwares e até mesmo aplicativos que oferecem este serviço.

Uma sugestão de aplicativo é o WhatsBot, que ainda está em fase beta, mas promete facilitar muito a vida dos empresários.

Outra opção interessante que chegou ao mercado é o SAC via rotação de contatos de whatsapp.

Funciona assim: um ícone no site leva o cliente ao SAC da empresa. Do outro lado, uma equipe de atendentes está a postos para trabalhar. A diferença para a empresa é que, ao invés de ter um número de whatsapp para cada atendente, por exemplo, a função de rotação leva cada cliente a um atendente diferente toda vez que for o botão for acionado.

Esta inovação veio através do aplicativo Rotation X, uma variação oferecida pela startup WhatSite.

Pesquise exatamente como seus clientes pesquisam

Outra inovação que está ganhando cada vez mais força é a pesquisa por voz.

Estima-se que até 2020 ao menos metade das pesquisas serão realizadas por voz.

Este método está se popularizando, de acordo com a ComScore, referência em mensuração de cross-platform.

Além das pesquisas por voz, já é possível ver em diversos sites de conteúdo a opção de “ouvir” o conteúdo, em vez de lê-lo.

É a facilidade para acessar o conteúdo que conquista cada vez mais usuários. Os que estão dirigindo, ou com as mãos ocupadas, podem ter acesso normalmente ao conteúdo, de forma simples.

Veja o que você precisa fazer para otimizar o seu negócio digital:

Sua empresa deve focar nos seguintes aspectos:

  • Escolha palavras-chave direcionadas não somente para o que o usuário escreve, mas também ao que ele fala. Por exemplo: “encontre aluguel de apartamento barato no centro em São Paulo”, em vez de “aluguel centro São Paulo” ou “aluguel barato São Paulo”.
  • Atenção à linguagem utilizada: escreva ou faça áudios de forma mais simples e interativa, sem muitos termos rebuscados e visando sempre a compreensão do seu usuário. Isso aumenta a permanência em sua página e melhora a posição do seu conteúdo em relação aos demais.

Esteja onde seu cliente está

A presença nas redes sociais é importante para qualquer empresa, independente do seu nicho de atuação.

E não para por aí.

Existe um detalhe importante nisso tudo, que nem todo mundo sabe: é mais importante estar na mídia que o seu cliente está do que se aventurar por todas as redes e não focar em nenhuma especificamente.

Quer um exemplo? Não adianta anunciar que você faz reparos em eletrodomésticos no Facebook se o seu cliente faz buscas no Google pelo serviço.

Não adianta anunciar no Google a sua loja de roupas se o cliente vai até o Instagram checar a sua “vitrine virtual”.

Enfim, marque presença constante, de preferência na mídia social mais indicada ao seu negócio.

Conecte-se a negócios de sucesso e empresários que postam dicas de como se tornar um líder melhor, além de dicas para a gestão do seu negócio.

O conhecimento está acessível a todos e na ponta dos seus dedos.

Siga estas dicas de marketing digital para 2019 e prepare-se para destacar a sua empresa num mercado cada vez mais concorrido.

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