Dica de Marketing #10 – Como as cores influenciam o processo de decisão de um cliente?

Entenda como as cores podem favorecer o marketing do seu negócio

Estudos de marketing revelam um indicador interessante:

As cores exercem importância em nosso processo cognitivo de entendimento do que está ao nosso redor.

E uma conclusão clara é a de que nossas preferências de cores variam de acordo com as nossas experiências prévias, crenças e valores.

Como resultado, cada pessoa terá suas próprias preferências.

Da mesma forma, tenha cuidado ao escolher as cores para seu site e suas peças de marketing.

Principalmente se estamos pensando em sites desenvolvidos para serem ferramentas de conversão (como a maioria deles deveria ser) em vez de exercícios estéticos, somente.

Parece um detalhe pequeno, mas ao contrário, é muito importante na sua estratégia de marketing digital.

Como aplicar esta ideia?

Tente montar uma hierarquia de cores.

Monte o layout do seu site da seguinte forma:

  1. Use sistematicamente a mesma cor nos elementos mais importantes das páginas (como o botão de conversão),
  2. Use as demais cores como complementos que trabalham em função desse objetivo.

Desta forma, seu usuário será “treinado” a olhar sempre para os elementos que usam a cor que você escolheu.

Dica de ouro: Evite usar cores que são incoerentes com a personalidade de sua marca.

33 TÉCNICAS PARA AUMENTAR SUAS VENDAS AINDA

Cada cor carrega um certo peso cultural, e é uma boa ideia você respeitar isso.

Por exemplo, se você vende um produto voltado para o público masculino, as variações de tons cor de rosa ou roxo (por mais que eles ofereçam um bom contraste com outros elementos) não serão uma boa opção a ser utilizada em sua paleta de cores.

É também importante lembrar que algumas combinações de cores transmitem sensações, por exemplo:

  • amarelo e vermelho = fome
  • preto e dourado = elegância
  • azul e verde = calma

Certamente, se você levar em conta estes detalhes na hora de pensar o layout do seu site, a resposta dos usuários pode ser muito mais positiva do que você imagina, somente devido a este pequeno – mas importante – detalhe!

Continue afiando seus conhecimentos em marketing bh no próximo post da série:

#11 – Você comete o erro de não dar atenção ao contraste do seu site?

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